Crónicas de uma Leitora: Divulgação | Assírio & Alvim

sábado, 15 de abril de 2017

Divulgação | Assírio & Alvim

27 de abril, a Assírio & Alvim publica What’s in a Name, o mais recente livro de poesia de Ana Luísa Amaral, e A Voz da Mãe Dava Sentido às Estrelas, com breves textos sobre a infância do Nobel indiano Rabindranath Tagore.


A Voz da Mãe Dava Sentido às Estrelas inclui porventura aquilo que de mais belo Rabindranath Tagore escreveu a respeito da infância. Aqui vamos encontrar o seu livro A Lua Crescente (The Crescent Moon) em versão completa, que o autor dedicou ao filho na sequência da morte de sua mãe; do restante conteúdo fazem parte textos extraídos dos livros My Reminiscences e My Childhood Days.

Depois de ter publicado, no ano passado, A Asa e a Luz, a Assírio & Alvim lança agora, um novo livro de Rabindranath Tagore, A Voz da Mãe Dava Sentido às Estrelas – Textos breves sobre a infância. Traduzido por Joaquim M. Palma, este livro inclui material diverso de Tagore. 

A natureza destes escritos resulta da apurada sensibilidade poética do autor, estimulada pela presença da beleza que envolve o surgimento de qualquer criança no mundo e pelo encantamento que é  observar o seu crescimento, onde não falta também o mistério da morte.



No novo livro de Ana Luísa Amaral, a estranheza do inglês no título What’s in a Name expressa a ambivalência da relação, de que sempre a poesia viveu, entre a coisa (nossa, do mundo) e a sua nomeação, apontando para a multiplicidade de sentidos que há neste livro.

Nele se cruzam, em cumplicidade, o quotidiano e o cósmico, o poético e o político, a comoção e a ironia, o espanto e a indignação – em suma, a palavra e a vida.

O lançamento deste livro no Porto será a 6 de maio, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, às 17:00. Em Lisboa, o livro será apresentado por Lídia Jorge a 8 de maio, às 18:30, na Casa Fernando Pessoa, numa sessão que conta com uma interpretação ao piano por Álvaro Teixeira Lopes e leitura de poemas por Pedro Lamares e pela autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário